MUSICOTERAPIA

O QUE É
“Musico o que?”, geralmente é isso que ouço quando respondo no que atuo: Musicoterapia. Mas afinal, que terapia é essa? Algumas teorias já foram criadas pelo senso comum, por exemplo, fazer musicoterapia é deitar num divã e passar um tempo ouvindo uma música para relaxar, normalmente os cd’s da Ênia ou com flautas peruanas são os mais utilizados. Ou o que chamamos “farmacopéia musical”, determinada música servindo para determinado problema, como um remédio. E a mais mencionada, musicoterapia classificada como uma terapia alternativa. De fato, ninguém é obrigado a conhecer certo? Por isso estou aqui para esclarecer um pouco esses pequenos mal-entendidos.
Pois muito bem, a Musicoterapia é, segundo a Federal Mundial de Musicoterapia, a utilização estruturada da música como processo criativo para desenvolver e manter o máximo potencial humano. É uma atividade planejada que tem como objetivo a humanização do estilo de vida contemporâneo, através das muitas facetas da experiência musical, para manter e recuperar a saúde, melhorando as relações sociais e ambientais. Promove habilidades nas esferas da comunicação e na interação, no funcionamento e desenvolvimento cognitivo, afetivo, sensorial e motor. Através de elementos musiciais como ritmo, melodia e harmonia, a musicoterapia fortalece e acorda no nível da criação a consciência individual e social.
Criar música possibilita a auto-expressão em diversos níveis. Ela nos permite expressar nossos corpos através do som, fazendo nosso corpo soar. Damos forma aos nossos impulsos, vocalizamos o não dizível ou as idéias não pronunciáveis e destilamos nossas emoções em formas sonoras descritivas. A musicoterapia busca promover a auto-expressão, a interação, a comunicação e nos dá um feedback do processo no tempo e do momento presente, possibilitando a descoberta de novas soluções para o futuro no âmbito pessoal e social.
Conjeturas de como a música interfere no ser humano não são tão recentes. Filósofos da Grécia Antiga, não por acaso, criaram a Teoria do Ethos, proferindo que cada modo, ou escala musical, irá suscitar uma reação diferente no homem. No entanto, enquanto técnica, a utilização da música em tratamentos terapêuticos surgiu em meio a Segunda Grande Guerra nos hospitais norte-americanos. As enfermeiras que atendiam os feridos perceberam que com música os pacientes ficavam menos agitados e ansiosos, o que acarretava em uma melhora no quadro desses indivíduos. A partir daí, passaram a se desenvolver estudos no intuito de aprimorar essa prática, originando a Musicoterapia de hoje. 
No Brasil, essa prática ainda está em processo de reconhecimento da profissão, uma grande conquista da classe foi a inscrição no Ministério do Trabalho e Emprego, sob o CBO 2239-15, a profissão musicoterapeuta tem nas associações de musicoterapia suas entidades de classe, as quais são filiadas à União Brasileira das Associações de Musicoterapia – UBAM. O curso, reconhecido pelo MEC, tem duração de quatro anos e abrange disciplinas de três principais áreas: Medicina, Psicologia e Música.
Sem dúvida é uma profissão que tem muito a oferecer em diversos campos de atuação, não se encaixando na modalidade de “terapia alternativa”, por seguir os rigores acadêmicos. Portanto, não se trata de deitar num divã e relaxar ouvindo um “som”. É necessário que haja a interação terapêutica de um profissional habilidado, ou seja, um musicoterapeuta. E se algum dia lhes disserem que Chopin ajuda amenizar a dor de cabeça, desconfiem!
Para quem deseja inteirar-se um pouco mais a respeito, sintam-se a vontade de entrar em contato, ou explorar os diversos sites e blogs sobre  o tema que estão aqui divulgados.

O QUE É PRECISO PARA SE TORNAR UM MUSICOTERAPEUTA?
 Para exercer a profissão de musicoterapeuta faz-se necessário uma formação especializada em entidades de ensino superior. O curso de Musicoterapia desenvolve-se em 4 anos a nível de graduação e exige formação musical prévia do candidato.

ONDE ATUA O MUSICOTERAPEUTA?
Clínicas e Hospitais Psiquiátricos
Clínicas Multidisciplinares
Clínicas Geriátricas
Hospitais Clínicos-Gerais
Hospitais Dia
Centro e Instituições de Reabilitação
Escolas Regulares e Especiais
Instituições Sociais e Públicas
Consultórios Particulares
Empresas

ÁREA DE ATUAÇÃO E FORMAS DE ATENDIMENTOS
Num trabalho terapêutico, neste caso a Musicoterapia, é importante que o terapeuta tenha conhecimentos técnicos e sensibilidade para compreender as necessidades do paciente que se propõe a ser atendido por ele ou que ele se propõe a atender, já que cada indivíduo tem sua individualidade, portanto características que lhe são próprias inerentes a sua identidade.
Sendo assim, são expostas a seguir algumas ‘áreas de atuação’ que podem ser beneficiadas pela Musicoterapia, onde cabe ao musicoterapeuta ter conhecimento e entender a área onde deseja exercer o seu trabalho, podendo assim formular seus objetivos perante cada paciente, ou pacientes, que irá atender.
Eis algumas áreas de atuação, sendo elas na área da educação, social, saúde (médica): transtornos do movimento, por exemplo: paralisia cerebral, poliomielite, amputação congênita e outros; transtornos respiratórios, exemplo: asma brônquica; transtornos da linguagem; portadores de deficiência visual, auditiva, motora e mental; traumatismos, como por exemplo: queimados, amputados e outros; doença mental, por exemplo: esquizofrenia, depressão, psicose, neurose; hemofilia; neoplasia; oncologia; distúrbios de aprendizagem; dependentes químicos; soropositivos; gestantes; idosos (geriatria, gerontologia); preventiva., podendo o musicoterapeuta atender em empresas, escolas, hospitais, clínicas, instituições, associações, asilos, entre outros.
Além das áreas de atuação também há formas de atendimento que podem ser realizadas na Musicoterapia, eis algumas delas: a Musicoterapia individual; a Musicoterapia de grupo; terapia do casal. Podendo também ser realizado um trabalho de: preparação para o parto; preparação para cirurgia e atendimento pós-cirúrgico; Unidade de Tratamento Intensivo (UTI); Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Sendo estes são apenas alguns exemplos de onde e como podem ser realizados os atendimentos em Musicoterapia.

O QUE FAZ O MUSICOTERAPEUTA?
O musicoterapeuta avalia, planeja e desenvolve um projeto terapêutico, dentro das necessidades de cada paciente, tendo como centro das sessões algum tipo de experiência musical.
 As principais técnicas são: improvisação, recriação, composição e audição musical

ONDE ENCONTRAR UM MUSICOTERAPEUTA?
Caso você tenha interesse em encontrar um profissional dessa área, entre em contato com a Associoção de Musicoterapia do seu estado, ou mais próxima.


APEMESP - Assoc. de Profissionais e Estudantes de MT do Estado de SP
AMT-PR - Associação de Musicoterapia do Paraná
AMT-RS - Associação de Musicoterapia do Rio Grande do Sul
SGMT- Associação Goiana de Musicoterapia
AMT-PI - ASSOCIAÇÃO DE MUSICOTERAPIA DO PIAUÍ
AMT-RJ - Associação de Musicoterapia do Estado do Rio de Janeiro
 ASBAMT - Associação Baiana de Musicoterapia
AGAMUSI - Associação Gaúcha de Musicoterapia
AMT-DF - Associação de Musicoterapia do Distrito Federal
AMT-MG - Associacao de Musicoterapia de Minas Gerais
amtmg.mus@gmail.com
AMTNE - ASSOCIAÇÃO DE MUSICOTERAPIA NO NORDESTE